HISTÓRICO


HISTÓRICO DO GRUPAMENTO DE EMERGÊNCIA MÉDICA – GEM/ CBMMA


 Figura: Símbolo do Atendimento Pré-hospitalar

Em virtude dos elevados números de ocorrências envolvendo acidentes dos mais variados possíveis, e para contribuir frente a essa situação, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, resolveu no dia 24 de dezembro de 1996, dar inicio ao Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar, que recebeu a denominação de Companhia de Emergência Médica – CEM, com estrutura capaz de suprir de modo eficaz a atendimentos pré-hospitalares e transporte de vitimas, que se iniciou às 19h, do mesmo dia, ficando à disposição da população ludovicense 05 (cinco) viaturas distribuídas em pontos estratégicos da capital, funcionando com Sede Provisória no Quartel do Comando Geral do CBMMA, e com efetivo inicial de 68 (sessenta e oito) Bombeiros, com Cursos de Socorristas, tendo como Comandante o então 2º Ten QOCBM – José Henrique Pessoa de Brito, e no Subcomando o Asp OFBM – José Wibirajá Figueiredo Urbano.
Somente no dia 30 de dezembro de 1996, a CEM teve sua sede transferida do QCG/CBMMA, para o Centro Social Urbano da Cohab – CSU, situado na Rua 13, s/n, no Bairro da Cohab Anil IV.
Em 20 de março de 1997, a CEM passou a ser subordinada ao Grupamento de Busca e Salvamento – GBS, ocasionando a sua denominação para Subgrupamento de Socorros Urgentes – SGSU, sendo comandado pelo 1º Ten QOCBM – Pessoa.
Em fevereiro de 1999, assumiu o comando do Subgrupamento o 1º Ten QOCBM – Aluisio Walcones da Silva Magalhães, período em que foram postas em operação 10 (dez) novas ambulâncias tipo Ford Ranger, sendo 07 (sete) viaturas utilizadas como suporte básico e 03 (três) como resgate, o que melhorou substancialmente a qualidade do atendimento à população.
Em fevereiro de 2000, o SGSU passau a ser comandado pelo 1º Ten QOCBM – Marcelo Soares Santos, que permaneceu até março de 2001, sendo substituído pelo 1º Ten QOCBM – Márcio Roberth Feitosa Araújo.
Em março de 2002, o 1º Ten QOCBM – Joabe Pereira de Sousa, foi nomeado comandante do SGSU, tendo como subcomandante 2º Ten QOCBM – Paulo Timóteo Portela Ramos de Andrade. Nesse período as instalações físicas da unidade, passaram por um processo de reforma estrutural, trazendo assim melhorias significativas principalmente no setor administrativo. Vale ressaltar que outras 02 (duas) viaturas ASA – Auto Suporte Avançado, modelo Sprinter, foram postas em funcionamento no serviço operacional de APH. Merece destaque a criação e execução da Escolinha de Futsal do Resgate, em maio de 2003, que atendia crianças de 8 a 10 anos de idade.
A partir do segundo semestre de 2003, o 1º Ten QOCBM – Andrade assumiu o comando do Subgrupamento, voltando especial atenção à qualificação profissional da tropa através de programas de capacitação em APH, treinamento técnico profissional, entre outros. Em meados de 2004, o SGSU passou a se chamar Grupamento de Emergência Médica – GEM. A Escolinha de Futsal do Resgate passou a ter um cunho social mais abrangente, passando a denomina-se Projeto Bombeiro Mirim – GEM, tendo como objetivo oferecer uma educação de qualidade a jovens filhos de militares e civis de áreas adjacentes.
No dia 03 de Agosto de 2006, o Grupamento de Emergência Médica passa a ser comandado pelo Cap. QOCBM Marcelo Henrique Spíndola. Finalmente no dia 26 de Outubro de 2006, o Grupamento de Emergência Médica deixa de ser uma Unidade subordinada ao Grupamento de Busca Marítimo (GBMAR), passando a ser um Grupamento independente, conforme publicação no Diário Oficial do Estado do Maranhão ano C, n.º207 de 26 de Outubro de 2006, que dispõe sobre a criação de Unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão através do Decreto nº. 22.542-A de 17 de Outubro de 2006.
No dia 05 de março de 2007, passou a ser comandado pelo Major QOCBM Joabe Pereira Souza, que comandou até junho de 2007.
No dia 05 de junho de 2007, o GEM passou a ser comandado pelo TC QOCBM – José Henrique Pessoa de Brito, neste período foi criado o brasão do Grupamento, através da portaria n°. 001/2008/GEM, foi feita a mudança do macacão para uniforme de instrução azul e foi posta em funcionamento no serviço operacional 01 (uma) VTR ASA modelo Sprinter.
Em setembro de 2008, o TC QOCBM Marcos André Gomes Veras, assumiu o comando do Grupamento, onde permaneceu até o mês de novembro. Ficando o subcomandante Maj. QOCBM Jhonwilson Nascimento Rodrigues, respondendo pelo comando até o mês de março de 2009, neste período a unidade recebeu 02 (duas) VTR ASA modelo IVECO, que foram postas em funcionamento no serviço operacional.
Em março de 2009, assumiu o comando o TC QOCBM Dirceu Soares de Quadros Nepomuceno, sendo substituído pelo Maj. QOCBM Sandro Luis Silva Saraiva, que se encontra no comando sendo substituído pelo Maj Saraiva.
Ao longo de 12 (doze) anos, o Grupamento de Emergência Médica, realizou mais de 100.000 (cem mil) atendimentos e vem prestando relevantes serviços à comunidade, destacando-se como a unidade operacional do CBMMA responsável pelas ações de prevenção e atendimentos a urgências médicas e traumas, visando proporcionar as vítimas um atendimento de excelência, objetivando minimizar a possibilidade de agravamento de lesões e dar suporte básico de vida até a chegada ao centro de trauma adequado, dentro de rigorosos padrões de segurança e qualidade de atendimento.
                   Atualmente o Comandante do Grupamento de Emergência Médica é o Senhor Tenente Coronel Celso de Jesus Moraes Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário